A diferença entre Marketing e Vendas

marketing x vendas_imageConfusão comum no mundo dos negócios, os termos Marketing e Vendas representam áreas distintas dentro de uma empresa e etapas diferenças na abordagem ao consumidor. Embora o senso comum classifique os campos como equivalentes, na prática eles estão interconectados, porém dando conta de momentos distintos na abordagem mercadológica. No #businessdrops desta semana, Bruno Garcia explica de uma vez por todas essa diferença.

Enquanto a área de Marketing responde pela análise e pela abordagem estratégica na elaboração das ofertas, o setor comercial será o grande responsável pela negociação e em grande parte do processo de relacionamento com o cliente. Ou seja, são áreas complementares, mas que acabam entrando em disputas de ego para verificar quem entende mais do consumidor.

Tanto as áreas possuem dinâmicas e responsabilidades diferentes que o grande guru da Administração, Peter Drucker, dizia que o “trabalho de marketing bem feito torna o esforço de vendas desnecessário”. Ou seja, quanto mais a análise de mercado é assertiva, mais se acerta na proposta de valor e na abordagem ao consumidor, facilitando o processo de venda. #talk2biz #business #empreendedorismo #pesquisa #mercado #consumidor #comportamento #gestao #inovacao #carreira #competicao #talk2business

Ouça agora!

Postado por Bruno Garcia.