Competição para cima Vs competição para baixo

No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a competição pela perspectiva do Marketing. Pela teoria, empresas deveriam se esforçar para construir ofertas com cada vez maior valor agregado. Este valor, sendo reconhecido pelo público, daria a esta oferta vantagem competitiva, por ser capaz de atrair um volume maior de compradores. Porém, nem sempre o mercado se comporta desta maneira. Em alguns casos (e particularmente quando estamos diante de cenários de estagnação ou declínio), empresas costumam focar seu esforço competitivo em conveniência e preço, que podem ser caminhos interessantes, deste que tais abordagens sejam usadas com sabedoria. 

Se utilizada sem critério, este tipo de abordagem pode levar os mercados a se deteriorarem e, em alguns casos, se inviabilizarem. Esta seria a competição para baixo, uma agressiva busca por preços mais competitivos que tendem a corroer a oferta e a própria capacidade de um setor de inovar. Por outro lado, a competição para cima está focada em construção e entrega de maior valor, o que em tese levaria um mercado a movimentar mais dinheiro e não menos. Qual o impacto de cada uma destas abordagens e quais os principais fatores que levam as empresas a tomarem uma ou outra decisão? 

Não deixe de ouvir!

#talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #vantagemcompetitiva #custo #liderança #diferenciacao #competição #segmento #industria #consumo #branding #marca #propostadevalor #qualidade #brandingmaisconsumo #miopia #oportunidade #gerenciamento #administração #custo #gestaodeproduto #oferta #ofertaampliada #precos #guerradeprecos #princing #precificacao

Ouça agora!

Apple – SpotifyGoogle Podcasts – Amazon MusicDeezerBreakerRadioPublic – AnchorFeed

Também estamos no Youtube!