Meta: Rebranding, inovação ou especulação?

No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) comenta sobre as mudanças anunciadas pelo Facebook, que passa a se chamar Meta, além de sua intenção de focar todos os seus esforços para gerar um ecossistema de hardware e software para que as pessoas se utilizem mais de ambientes virtuais (o chamado metaverso) para suas atividades diárias que hoje são desempenhadas na web por meio de aplicações convencionais.

Do que se trata a mudança: apenas a criação de uma identidade corporativa para a empresa que se consagrou por ter as maiores redes sociais que já existiram até hoje, como Facebook e Instagram? O quanto distanciar a marca corporativa dos seus produtos não reflete uma necessidade de se afastar das recentes polêmicas envolvendo o Facebook?

E do ponto de vista da inovação, será que a mudança de foco da empresa faz sentido? Para grande parte dos especialistas no tema, o metaverso pode representar o futuro da internet. Logo, quem sair na frente nesta largada certamente tem maiores chances de prosperar neste mercado. A grande questão é que outras empresas (e outros setores da economia) já vêm investindo pesado em soluções neste sentido. Das grandes companhias de aplicações corporativas, passando pela indústria de games até o setor automotivo, muitos produtos e serviços já estão sendo pensados nesta direção. 

O Facebook (agora Meta), por sua vez, fez muitas promessas e projeções para o futuro, mas mostrou pouco de concreto para além daquilo que o mercado já conhece. A despeito da sua disposição para investir neste desenvolvimento (inclusive com a contratação de dezenas de milhares de talentos), a empresa de Mark Zuckerberg terá ofertas concretas (e comercialmente viáveis) em um futuro próximo? E o quanto de especulação temos neste anúncio? 

Não deixe de ouvir!

#talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #facebook #meta #metaverso #instagram #markzuckerberg #vr #ar #realidadevirtual #realidadeaumentada #oculus #bigdata #datadriven #internet #competitividade #oportunidade #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #tiktok #google #microsoft #vantagemcompetitiva

Ouça agora!

Apple – SpotifyGoogle Podcasts – Amazon MusicDeezerBreakerRadioPublic – AnchorFeed

Também estamos no Youtube!