BusinessDrops! Estamos de volta e com séries especiais no YouTube


Business Drops – 11/fev/2022
– Estamos de volta!
Após um breve período de recesso, nossa newsletter está de volta! Nosso objetivo continua sendo o mesmo: trazer sempre os tópicos mais relevantes do mundo dos negócios de uma forma rápida e resumida.

– Jogo Rápido
Muita coisa aconteceu neste breve período de recesso, mas quero resumir aqui alguns dos pontos que merecerão a nossa atenção ao longo deste ano que se inicia:

1) Realidade “Figital”: o hibridismo nos negócios veio para ficar e todos os estudos apontam que as empresas precisarão estar adaptadas para uma presença que mescla os canais físicos com os virtuais. Este foi um dos pontos falados, inclusive, na NRF 2022. Novas tecnologias vão ajudar (e muito) neste processo, mas ainda dependemos também de uma mudança de mentalidade nos gestores, executivos e empresários.

2) Metaverso, NFTs e outras tecnologias “hypadas”: apesar de ainda estarem na mídia com certo destaque, estas e outras tecnologias que estão chegando ainda precisam de maturação e utilidade prática. Até o momento, são muitas promessas e um terreno fértil para especuladores (conforme já falamos em edições passadas). Aliás, o engenheiro Ken Kutaragi, um dos principais responsáveis pela criação do Playstation e seus sucessores, disse em entrevista recente à Bloomberg, que o “metaverso é uma grande besteira” (tradução minha, pois a fala dele foi metaverse sucks, o que pode ser interpretado como algo pior).

3) Guerra declarada no mundo dos games: A Microsoft surpreendeu recentemente fazendo o que até agora é considerada a maior aquisição nesta indústria. Ao comprar a Activision Blizzard por quase US$ 70 bilhões, a empresa deixou claro que sua plataforma Xbox pretende ser a maior central de entretenimento eletrônico das próximas gerações. Tudo isso associado a outras iniciativas como o Xbox Cloud e o GamePass, fazem de fato com que o pacote da Microsoft seja muito atraente. A Sony reagiu nas semanas seguintes e anunciou a aquisição da Bungie (ironicamente, o estúdio responsável pela criação do jogo Halo, série que se consagrou justamente no videogames da Microsoft).

A intenção de ambas é clara: ter o maior quantitativo possível de propriedades intelectuais relevantes e assim alavancar a venda de seus consolos, jogos e serviços de assinatura. O pacote que “prender” a atenção do consumidor por mais tempo se sairá melhor. Já a Nintendo, quando indagada se não pretenderia também comprar alguns estúdios e desenvolvedoras, preferiu manter uma postura mais conservadora. Seu CEO, Shuntaro Furukawa, declarou que a empresa vai continuar investindo nos produtos que fizeram a marca ser o que é. Disse ainda que trazer outros grupos que não tenham o mesmo “DNA” da companhia não necessariamente traria benefícios.

4) TikTok é a marca que mais cresce em valor na atualidade: um relatório da Brand Finance apontou a marca TikTok como o ativo com as maiores taxas de crescimento da atualidade: o crescimento foi de 215% (sim, 215%!) entre 2020 e 2021: a marca foi de US$ 18,7 bilhões no ano de 2020, para US$ 59 bilhões, em 2021. No ranking da Brand Finance, o TikTok ocupa hoje o 18º lugar entre as 500 marcas mais valiosas do mundo.

5) Amazon continua sua empreitada no varejo físico: A Amazon continua investindo pesado para se consolidar no varejo físico, comprovando tudo o que já tenho falado desde o ano passado sobre hibridismo e omnichannel. Há cerca de duas semanas a gigante anunciou sua primeira loja de departamento, a Amazon Style. Ainda sem data para inauguração, o novo espaço contará com o que há de mais moderno para garantir uma experiência de compra diferenciada (como provadores com telas sensíveis ao toque, entre outras coisas). A nova loja ficará nas proximidades de Los Angeles.

6) Spotify enfrenta problemas por conta dos idiotas antivax: a última nota de hoje é sobre o Spotify, que passou por grandes problemas nas últimas semanas depois que alguns artistas (liderados por Neil Young) decidiram abandonar a plataforma em protesto contra o podcast do apresentador Joe Rogan (que se tornou famoso como um dos apresentadores do UFC). Rogan é hoje considerado um dos principais podcasters dos Estados Unidos. Inclusive o Spotify teria desembolsado uma quantia de quase US$ 100 milhões para ter exclusividade na distribuição do programa.

O problema é que Rogan é também um negacionista que vem falando abertamente pelo boicote à vacina contra Covid19. De início, a empresa preferiu manter o programa de Rogan, mas com o aumento do boicote, mais e mais usuários cancelando suas assinaturas em protesto, e a crise instaurada com a opinião pública, a decisão foi revista: nesta semana, mais de 100 episódios do podcast já tinham sido retirados do ar.

– Nova série sobre Branding no YouTube:
Em janeiro deste ano, começamos a produzir uma série de vídeos exclusivos para o nosso canal no YouTube. Esta primeira série está focada em temas sobre o Branding, sempre esclarecendo sobre termos e conceitos dentro deste campo. Já são ao todo oito episódios publicados e continuaremos nesta empreitada (todas as segundas e quartas, novos episódios no ar).
Além desta, estamos iniciando também uma série onde eu respondo a perguntas frequentas feitas pelos alunos. No primeiro programa, falo sobre livros essenciais para quem está começando a estudar a área de Marketing.
– Cinco pontos fundamentais para digitalizar um negócio
No Talk2Biz Podcast desta semana, falamos sobre cinco aspectos que são essenciais para iniciarmos o processo de digitalização de uma empresa. Quase sempre, gestores e profissionais tendem a pensar o digital de uma forma muito superficial, associando apenas a estratégias de presença e de comunicação por estas plataformas. Mas digitalizar um negócio passa por repensar aspectos internos (os processos) e aspectos externos (a entrega que a empresa faz). Será que a nível de cultura organizacional e de modelos de gestão, as empresas estão preparadas para tal desafio? Clique aqui para ouvir!

Sobre o BusinessDrops:

O BusinessDrops é uma coluna semanal produzida pelo professor Bruno Garcia com comentários e análises sobre os principais assuntos da semana no mundo dos negócios. Ela é enviada prioritariamente por e-mail e depois disponibilizada aqui em nosso blog.

Leitura rápida: cinco minutos para você se atualizar e ficar por dentro dos tópicos mais relevantes!

Quer receber o BusinessDrops em primeira mão no seu e-mail? Assine nossa lista aqui!

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.

Clique aqui!

Quer se manter atualizado? Os mais vendidos da Amazon!

Publicado em: blog