BusinessDrops: Marcas Na Guerra Da Ucrânia, Metaverso e mais

As principais marcas do mundo envolvidas em uma guerra… real!

Infelizmente desta vez, as marcas estão envolvidas em uma guerra real e não apenas na metáfora da guerra, tão comumente usada no mundo dos negócios. Com a invasão russa na Ucrânia, conflito que se iniciou em fevereiro, sanções econômicas vêm sendo promovidas pelos Estados Unidos e demais países membros da OTAN. Isso associado à pressão política e também da opinião pública fez com que mais de 250 companhias interrompessem suas atividades em território russo, suspendendo de vez seus serviços ou minimamente impondo restrições.

Enquanto o conflito não termina, governos e sociedade (em especial no ocidente) seguem pressionando para que mais empresas interrompam suas operações na Rússia. Nos últimos dias, o próprio governo ucraniano divulgou uma lista expondo mais de 50 multinacionais que ainda operam normalmente em território russo. O desenrolar desta situação ainda é uma grande incógnita. Contudo, para muitos especialistas a relação dessas marcas com o mercado russo não voltará a uma normalidade enquanto o regime local estiver nas mãos de Vladimir Putin ou de seu grupo político.

Tanto que o governo russo já anunciou medidas contra as companhias que aderiam ao boicote: a tomada de controle gerencial e de todo o patrimônio destas organizações em território do país é uma das retaliações anunciadas.

Estou preparando um vídeo para o nosso canal no YouTube, falando justamente sobre isso. Embora em geral não recomendemos o envolvimento das marcas em questões políticas, este caso é muito mais grave (e nenhuma companhia em sã consciência gostaria de ser lembrada daqui a algum tempo como as empresas que fecharam os olhos para as atrocidades da Alemanha nazista nos anos 1930 e 1940, por exemplo).

Acompanhe o #talk2biz no YouTube AQUI!

– Jogo Rápido

Felizmente, nem só de guerra vive o mundo (ainda…). Vamos a alguns destaques da última quinzena:

1) Honda e Sony podem lançar carro elétrico em parceria: as duas gigantes japonesas anunciaram recentemente o projeto para desenvolvimento conjunto de um veículo. A parceria ainda não está 100% oficializada, mas a expectativa é que ambas formem uma nova empresa apenas para a comercialização de veículos elétricos. Seria uma reação japonesa à Tesla (americana) e à enxurrada de marcas chinesas de veículos elétricos? Veremos em breve. Estima-se que a nova marca lançará seu primeiro modelo em 2025.

2) Mais uma vez, o TikTok: a rede social dançante não para de bater novos recordes. De acordo com o relatório “Latin America Social Network Users 2022”, desenvolvido pela eMarketer. De acordo com o documento, nosso continente baterá a marca de 392,6 milhões de usuários em redes sociais, perdendo apenas para a Ásia. Só no TikTok, já são mais de 100 milhões de usuários (o ano deve terminar com 136 milhões, de acordo com a projeção). A rede já é a terceira maior por aqui: em primeiro, seguem Facebook e Instagram.

3) Na contramão do modelo de streaming, Disney criará plano com anúncios: Sim, a Disney deve lançar ainda este ano nos Estados Unidos uma modalidade mais barata do seu serviço de assinatura por streaming, o Disney Plus. Não é exatamente uma novidade, já que Hulu e HBO Max oferecem planos semelhantes em território norte americano. Mas a ideia é que a modalidade, mais acessível, amplie com mais velocidade a sua base de usuários.

Para 2023, a empresa planeja expandir a nova modalidade a outros países. Isso seria uma mudança de paradigma grande para o setor, já que a popularização dos streamings se deu tendo como um de seus pilares a ausência de publicidade (tudo bem que o Prime Video da Amazon exibe algumas, mas apenas do próprio serviço). Enquanto isso, Netflix segue não dando qualquer aceno para esta possibilidade (e na liderança).

Metaverso já é viável como ferramenta de Marketing?

Sobre o BusinessDrops:

O BusinessDrops é uma coluna semanal produzida pelo professor Bruno Garcia com comentários e análises sobre os principais assuntos da semana no mundo dos negócios. Ela é enviada prioritariamente por e-mail e depois disponibilizada aqui em nosso blog.

Leitura rápida: cinco minutos para você se atualizar e ficar por dentro dos tópicos mais relevantes!

Quer receber o BusinessDrops em primeira mão no seu e-mail? Assine nossa lista aqui!

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.

Clique aqui!

Quer se manter atualizado? Os mais vendidos da Amazon!

Publicado em: blog