Adivinhação de Marketing

No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) fala sobre a dificuldade para o Marketing em construir abordagens mais assertivas, mesmo com todo o aparato de dados e sistemas gerados pelo digital. Até que ponto, apesar de todos os avanços, ainda continuamos no processo ligado a palpites, ou como Kotler definiu no seu último livro “Marketing 5.0” como “guess marketing” (ou Marketing de adivinhação). Neste processo, as empresas ainda tomam as suas decisões baseadas em recortes estatísticos ou em dados quantitativos que tragam relevância numérica. Por esta razão, mesmo ações no digital acabam sendo baseadas em fatores mais demográficos e geográficos, do que em questões sociais, psicológicas e culturais. 

Existiria uma saída para isso? O quanto isso ainda é gerado por limitações técnicas ou o problema estaria nas abordagens cada vez mais focadas em resultado no curtíssimo prazo? Ou ainda: será que apesar dos avanços, os profissionais de administração e de marketing não foram capazes de acompanhar esta evolução e ainda trabalham ou tomam suas decisões baseados em parâmetros clássicos? Até quando continuaremos no processo de adivinhação?

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