Administração, Marketing e a visão determinista

No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) entra em um tema mais reflexivo e filosófico para desvendar: podem as estratégias empresariais e o Marketing ter maior precisão? Para responder a esta pergunta, precisamos antes entender sobre diferentes visões de mundo: uma determinista, segundo o qual tudo pode ser previsto, desde que os dados envolvidos naquela operação sejam conhecidos e possam ser computador, e uma outra não-determinista, que enxerga uma série de fatores que não são regidos por uma regra natural, mas sim pelo princípio da aleatoriedade. Logo, tais fatores não poderiam ser previstos com exatidão e os resultados de qualquer sistema complexo seriam sempre imprevisíveis. 

O quanto das decisões estratégicas que tomamos em uma empresa ou mesmo em nossas vidas podem estar impregnadas pela ideia de determinismo e o quanto tal conceito pode levar a uma visão reducionista da realidade? Será que com toda a tecnologia e a imensa quantidade de dados que temos a nossa disposição, continuaremos a não ter certeza sobre os resultados de uma abordagem? O que mudaria na dinâmica dos negócios, caso a visão das pessoas reconhecesse a aleatoriedade de uma série de fenômenos? 

Não deixe de ouvir!

Compre o livro O Andar do Bêbado pela Amazon!

https://amzn.to/3s1CAOt

#talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #bigdata #dados #datadriven #internet #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #web #redessociais #vantagemcompetitiva #determinismo #aleatoriedade #matemática #oandardobebado

Ouça o podcast agora!

Apple – SpotifyGoogle Podcasts – Amazon MusicDeezerBreakerRadioPublic – AnchorFeed

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.

Clique aqui!

Quer se manter atualizado? Os mais vendidos da Amazon!