Empresas Plantation: atraso na gestão e seus efeitos

No #talk2biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) faz uma reflexão sobre modelos gerenciais, capacidade de inovação, branding e cultura interna. A partir de conceitos retirados do livro “Propósito”, de Joey Reiman, discutimos o conceito de empresa “plantation” (modelo agrícola de monocultura baseado historicamente em grandes latifúndios e trabalho escravo), o que na visão do autor, seria uma organização com baixa ou nenhuma capacidade de inovar ou gerar qualquer tipo de vantagem competitiva. Será que hoje ainda temos empresas que internamente acabam replicando modelos similares, quase como que em grandes fazendas de séculos passados?

O quanto tais modelos e estruturas são prejudiciais e comprometem os resultados em todos os setores? Que correlação podemos fazer entre modelos gerenciais ultrapassados e o trabalho de branding associado à construção de um propósito? Esta seria uma reflexão válida ou apenas uma visão utópica e sem aplicação prática no dia a dia das corporações?

Em breve, faremos um vídeo falando especificamente sobre este livro, mas é importante destacar que as reflexões de Joey Reiman podem soar como fantasiosas e até mesmo poéticas em alguns pontos, mas quando confrontadas com a entrega e a performance de determinadas marcas, começam a fazer todo o sentido. E que fique claro que isso vai muito além das conversas superficiais sobre propósito de marca, que quase sempre ficam limitadas a um discurso cínico criado apenas como reforço publicitário.

Não deixe de ouvir!

#talk2biz #podcast #marketing #gestao #estrategia #inovacao #consumo #tendencia #planejamento #culturaorganizacional #analise #cenarios #vuca #vantagemcompetitiva #mudanca #complexidade #transformacao #lideranca #cultura #administracao #branding #marca #proposito #joeyreiman

Ouça o podcast agora!

Apple – SpotifyGoogle Podcasts – Amazon MusicDeezerBreakerRadioPublic – AnchorFeed

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.

Clique aqui!

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 69986.png

Quer se manter atualizado? Os mais vendidos da Amazon!