O dilema da competição (quando os mais competitivos se tornam anticompetitivos)

No Talk2Biz desta semana, Bruno Garcia (@bruno_talk2biz) encerra a temporada 2022 do podcast com uma reflexão sobre a dinâmica da competição e seus ciclos. Partindo da polêmica entre Sony e Microsoft (e a análise da FTC para aprovar ou não a compra da Activision pela empresa fundada por Bill Gates), fazemos uma análise sobre o que o autor Richard D´Aveni chama de “dilema moral da competição”: a competição é boa para o desenvolvimento econômico, para os negócios e para o consumidor, porém em alguma etapa do ciclo as empresas que obtiveram maior vantagem (pelo menos em tese, por serem mais competitivas) acabam criando mecânicas e adotando condutas não competitivas. Logo, elas precisam ser controladas ou tolhidas de alguma forma, para que o ciclo de desenvolvimento não seja prejudicado. O que toda essa discussão significa na prática? Quais são as reais implicações do ponto de vista econômico, social e para o consumo?

Aproveitamos para desejar uma excelente passagem de ano para todos! Nos vemos em 2023!

Não deixe de ouvir!

#talk2biz #podcast #marketing #mercado #estratégia #gestao #inovacao #planejamento #posicionamento #mercadologia #tecnologia #digital #segmentacao #persona #target #publicoalvo #perfil #consumo #consumidor #comportamento #tendencias #integracao #propostadevalor #vantagemcompetitiva #niveisdeproduto #portifoliodeproduto #competição #monopolio #cicloseconomicos #desenvolvimento #microsoft #sony #ftc #truste #antitruste #anticompetitividade

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos toda semana.

Clique aqui!

Ouça o podcast agora!

Apple – SpotifyGoogle Podcasts – Amazon MusicDeezerBreakerRadioPublic – AnchorFeed

Conheça o canal Talk2Biz no YouTube, vídeos novos três vezes na semana.

Clique aqui!

Esta imagem possuí um atributo alt vazio; O nome do arquivo é 69986.png

Quer se manter atualizado? Os mais vendidos da Amazon